Como configurar o Emites para emissão de Nota Fiscal ?

Para começar a emitir suas notas fiscais utilizando o Emites, é preciso configurar o sistema.

Com os dados da sua empresa siga esses passos:

  • Cadastro de Emitentes

1. Acesse o menu Cadastro > Emitentes

  • Geral

IMPORTANTE! Todos os dados deverão ser preenchidos com a ajuda do seu contador.

Informe os dados da empresa. Todos os campos com * devem ser preenchidos

  • Habilidade para emitir: você pode habilitar o emitente para emitir Nota Fiscal de Serviço Eletrônica de Serviço Eletrônica ou para emitir ambos documentos.
  • E-mail: informar o e-mail que irá constar na nota fiscal de serviço após a emissão
  • Última série usada: caso você já emita NFSe de outra forma, você pode cadastrar a última série utilizada na emissão, assim a próxima NFse no Emites utilizar a mesma série.
  • Último número de RPS usado: O RPS (Recibo Provisório de Serviços) é um recibo provisório, com os dados do Serviço Prestado, previamente numerado e autorizado pela Prefeitura. Caso já emita NFse de outra forma, você pode cadastrar o último número do RPS utilizado na emissão, assim a próxima NFSe irá utilizar o próximo número.

Caso não emita nota fiscal usando o RPS você pode definir com o número 0.

  • Último número de nota usado: caso você já emita NFSe de outra forma, pode cadastrar o número da última da nota emitida (utilizado na emissão), assim a próxima NFSe irá utilizar o próximo número.

Nota:  alguns campos e procedimentos podem variar de acordo com o município selecionado.

  • Endereço e Contato

Informe o endereço completo para emissão da nota fiscal

  • Assinatura Digital

Certificado Digital: O Emites é compatível somente com o Certificado Digital modelo A1. O certificado A1 é um arquivo digital, onde constam informações da empresa. É obrigatório o Certificado Digital para emissão de Nota Fiscal Eletrônica.

Senha Prefeitura: Existe a possibilidade de a prefeitura, ser acessível por meio de um usuário (normalmente é o CNPJ da empresa) e uma senha. Ex: cidade de Barueri. Com isso, basta informar essa senha no campo Certificado Digital.

IMPORTANTE! Os certificados digitais podem ser adquiridos através de Unidades Certificadoras, abaixo consta alguns link's para adquirir, se for o caso:

http://www.correios.com.br/para-sua-empresa/comunicacao/certificados-digitais

http://serasa.certificadodigital.com.br/produtos/para-emissao-de-nf-e/nfe/

http://www.certisign.com.br/certificado-digital

  • Ambiente

Você pode optar pela modalidade de credenciamento “homologação”, que é um tipo de teste que permite que suas notas não sejam enviadas oficialmente. Assim que sua empresa estiver pronta, é só alterar a opção de credenciamento para “Em produção”.

IMPORTANTE! Nem todas as cidades possuem a opção emitir em ambiente de homologação.

  • Cadastro de Tomadores

IMPORTANTE! Não é necessário o preenchimento quando integrado com o Myfinance ou Billimatic.

O preenchimento é opcional quando integrado com outros sistemas. O cadastrado pode ser para Pessoa Jurídica - PJ ou  Pessoa Física - PF.

2. Acesse o menu Cadastros > Tomadores

  • Cadastro de Modelo de NFSe

IMPORTANTE! Todos os dados deverão ser preenchidos com a ajuda do seu contador.

Nota: Você pode cadastrar quantos modelos forem necessários.

3. Acesse o menu Cadastro >  Modelo de NFSe

Clique em Novo Modelo

  • Emitente e identificação do Modelo e Nota

Emitente: selecione o emitente (titular da emissão)

Nome: nome do modelo prestado

  • Informações do RPS

Se você já tem recibos emitidos em outro sistema, verifique qual foi o último número utilizado e informe a partir de qual número deseja continuar.

IMPORTANTE! A sequência das notas é controlada pelo seu município.

  • Retenções

Informe aqui as alíquotas para os tributos aplicados às suas notas de serviço

Pronto! Agora você já pode emitir suas notas fiscais.

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